Card image cap
Dra. Inês Pinto

Dra. Inês Pinto

Naturopatia | Acupunctura Médica

Maria Inês Couto dos Santos Ferreira Pinto
Licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
Diplomada em Naturopatia e Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto Português de Naturologia.
Formação em RIA – Resultados Rápidos em Acupuntura com Daniel Ribeiro.
1º, 2º e 3º Módulos em Kinesiologia Emocional de Francesc Marieges.
Diplomada em Hipnose Terapêutica e Terapia de Vidas Passadas pelo IPH – Instituto de Hipnose e membro da SPHT – Sociedade Portuguesa de Hipnose Terapêutica.
Formadora de Kinesiologia Emocional no Instituto Português de Naturologia.
 
A Naturopatia é uma ciência médica que estuda o comportamento do corpo humano e a sua ligação e cura pela Natureza. O seu principal fundamento é, como dizia Hipócrates, “First do no harm...”( “Primeiro, não causar dano...”)
A Nutrição Ortomolecular, a Fitoterapia e Suplementação têm como princípio a Prevenção de Doenças. Se o corpo humano tiver exatamente aquilo de que necessita, porque adoecerá? E como atrasar as marcas do envelhecimento? 
A dieta, o estilo de vida e o ambiente estão a criar desarmonias e assiste-se cada vez mais e cada vez mais prematuramente o aparecimento de doenças degenerativas e auto-imunes. De fato, doenças que praticamente não existiam há 20 anos, são agora bastante comuns e debilitantes. É raro não se ter ninguém no seu ciclo mais próximo a sofrer com cancro, Alzheimer, Parkinson, diabetes, fibromialgia, endometriose e até mesmo depressão.
Ora, a Naturopatia vai à causa da doença e consegue atenuar e até mesmo reverter alguns destes quadros.
Ao longo da minha formação como naturopata tornei-me apaixonada pela Medicina Tradicional Chinesa. A sua história tão antiga e bonita. A sua simplicidade e sucesso ao longo de milhares de anos levaram-me a fazer esta formação. 
Esta medicina é uma arma poderosa quer pala aliviar sintomas, como ciatalgia, ansiedade, todas as dores, como para equilibrar o corpo através da harmonização Yin-Yang e dos cinco movimentos, Terra, Metal, Água, Madeira e Fogo. Cada elemento está relacionado com um órgão e víscera e todo o corpo pode ser tratado através de Acupuntura, Fitoterapia e Massagem Tui Na.
A Kinesiologia é uma técnica que reconhece os fluxos energéticos dentro do corpo que se relacionam com os músculos e tecidos. Estes fluxos são avaliados através de testes musculares que fornecem respostas ao nível do estado geral. Na Emocional, uma série de técnicas é utilizada para tratar todos os desequilíbrios , físicos e emocionais. O cliente sente sempre uma mudança em si e à medida que os desbloqueios vão acontecendo, a cura é facilmente percebida. Esta técnica, juntamente com a Hipnose Terapêutica permite tratar fobias e traumas, conhecer as crenças e limitações bem como as informações que ao longo da vida sempre foram dadas ao subconsciente. Estas informações podem limitar a evolução pessoal bem como definir a conduta e resposta a problemas durante a vida...
De fato, a grande parte dos clientes de uma consulta de hipnose sente que há um padrão na sua vida que não consegue compreender. Através do transe, as informações negativas colocadas no nosso subconsciente são substituídas por bem estar.
Na hipnose de progressão, por exemplo, o alto rendimento pode ser o objetivo. Esta técnica é utilizada já por desportistas de topo que necessitam potenciar o seu subconsciente de modo a se manterem nesse patamar ou poderem ser ainda melhores. 
Esta técnica é também muito eficaz para vícios e adições, como tabaco, álcool e comida.